Codependencia

A codependência, ou dependência emocional, é um transtorno emocional que teve sua primeira definição nas décadas de 70 e 80.

Atualmente a codependência é estendida a qualquer quadro de dependência ou transtornos graves de personalidade e de conduta. A característica principal consiste na “ligação emocional”, ou seja, a pessoa se atrelada ao outro, tendo uma extrema dificuldade em se imaginar sem a presença da pessoa. Um exemplo é uma pessoa que suporta qualquer tipo de abuso do cônjuge por medo das chantagens emocionais feitas por ele, como por exemplo, a separação.

Os codependentes são, na maior parte dos casos, pais ou cônjuges que vivem em função da pessoa, assumindo e responsabilizando-se por todos os comportamentos desta e preocupando-se excessivamente por seu bem estar.

É importante diferenciar os comportamentos saudáveis de amor e cuidado existente nas relações afetivas. Na verdade, a codependência é um padrão de relacionamento egoísta, onde existe o medo de perder o controle sobre o outro e que resulta em prejuízos para saúde física e emocional.

O tratamento da codependência tem como objetivo principal fazer com que o indivíduo resgate sua autoestima e adote um padrão de relacionamento e comportamento mais saudável principalmente no que diz respeito a percepção das necessidades individuais de cada pessoa, e à necessidade obsessiva de controlar o outro.

AGENDE SUA CONSULTA

CLIQUE AQUI