Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)

O que é?

O Transtorno Obsessivo Compulsivo, é quando o excesso de pensamentos (obsessões) leva a comportamentos repetitivos (compulsões). A pessoa perde o controle sobre a ação e acaba virando “escrava” dessas obsessões. O TOC é um transtorno ansioso que se caracteriza basicamente com obsessões e compulsões.

 

Características:

É bastante frequente em pessoas saudáveis, que acham ter apenas “manias”, por exemplo. Mania de limpeza, mania de simetria, mania de organização. Nas crianças (mas nos adultos também) ocorrem com frequência pensamentos obsessivos mágicos, como por exemplo, se eu pisar fora da linha branca da caçada, algo de ruim pode acontecer comigo.

 

Sintomas:

Devemos pensar que pode ser doença se essas obsessões começam a ser inflexíveis, e comecem a gerar sintomas de ansiedade, comecem a gastar muito tempo e comprometer outras atividades, trazendo comprometimento social ou mesmo para saúde física. O TOC é diferente de uma simples mania, pois esse traz sofrimento para a pessoa.

 

Alguns outros sintomas são:

  • Sensação que algo ainda não está suficientemente certo apesar de já ter sido arrumado;
  • Hipervigilância: estar sempre alerta para o que provoca as obsessões (sujeira, objetos muito manipulados, prestar atenção se há algo torto, fora de lugar ou mal arrumado);
  • Fenômenos sensoriais: compulsões de olhar para o lado, piscar, esfregar os dedos, estalar os dedos, fechar a mão com força, etc. Acompanham uma sensação de “ter que” e se não o fizer vem uma agonia que alivia quando o faz.
 

Tratamento:

O Tratamento deve ser feito por um médico competente no caso. As situações mais leves têm uma resposta muito boa com terapia comportamental (melhor técnica para tratamento do TOC), mas a terapia combinada com medicação pode trazer melhores resultados dependendo de cada caso.

AGENDE SUA CONSULTA

CLIQUE AQUI