Como quero envelhecer?

Libertamente - Como quero envelhecer
Clinica Libertamente - Como quero envelhecer

Clinica Libertamente – Como quero envelhecer

Magali Silvana Ortolan
Psicóloga

Proponho a todos uma reflexão sobre o envelhecimento, para quem já chegou lá, para quem está bem próximo e para quem ainda a vê a velhice de longe. O tempo pode ser mais longo ou mais curto, mas chegaremos lá.
Começo com a pergunta: Como quero envelhecer?
Inspirando-me em idosos incríveis com quais tive e tenho o privilegio de conviver, que são ou foram ativos, lúcidos, amorosos e sábios, penso que:
Quero envelhecer com saúde e disposição, quero ter lucidez para poder trabalhar, escrever, experimentar novas sensações, conhecer novos lugares e novas pessoas.
Quero poder praticar a tolerância, a paciência, a parcimônia e a ponderação, ter menos pressa, comer com mais calma, ser mais flexível e se não for possível no corpo que seja flexível na alma.
Quero ter amigos e amigas e ter tempo para estar com eles para longas conversas, mesmo que recontando a mesma historia dezena de vezes.
Quero a minha família por perto, filho, irmãos, cunhados, sobrinhos, sobrinhos netos, etc. Quero ser amiga do meu filho pela vida toda e amar meus netos.
Quero ser amável e gentil, mas falando o que penso.
Vejo muitas pessoas envelhecendo com raiva, com amargura, desejando um tempo e um corpo que não existem mais. Tenho certeza que não é assim que quero envelhecer.
Para ter a velhice que desejo preciso construí-la diariamente.
E você, como quer que seja sua velhice?