Doença de Alzheimer – Cuidando para se Proteger

Doença de Alzheimer
Doença de Alzheimer – Cuidando para se Proteger

Nem todas as causas da doença de Alzheimer são genéticas, sabemos que algumas situações e atitudes são fatores de proteção. Entendendo melhor a doença você poderá tomar medidas que poderão fazer diferença. A doença de Alzheimer é uma doença incapacitante e progressiva, portanto merece toda atenção e cuidado.

Entre os fatores que predispõem um individuo existem fatores que podem ser modificados, como nível educacional e estilo de vida e outros não podem ser mudados, como genética, hereditariedade, idade e gênero feminino.

Cabe a você:

Cuidar do coração prevenindo e tratando doenças cardiovasculares, manter níveis de colesterol e pressão arterial dentro da normalidade. Controlar doenças como obesidade e diabetes.

Manter atividades de lazer e pratica de atividade física que de preferência sejam prazerosas e desafiadoras.

Cuidar da alimentação evitando excessos e escolhe

ndo bem o que vai ingerir.

Cultivar uma visão positiva da vida.

A realização de atividades intelectuais como leitura, estudo, jogos de memória e de concentração e aprendizado uma segunda língua são considerados fatores de proteção. Estudos apontam que o cérebro que é bem estimulado consegue formar vias alternativas para processar informações e funcionar direito por mais tempo.

Mudanças de atitudes podem resultar na possibilidade de adiar ou impedir surgimento de doenças preservando a saúde física e mental na velhice.

Magali Silvana Ortolan – Psicóloga