ENTENDA OS EFEITOS DO HORÁRIO DE VERÃO EM SEU CORPO E APRENDA A MINIMIZAR OS PREJUÍZOS!

Efeitos do horário de verão
Entenda os efeitos

Entenda os efeitos

Débora Christina Ribas D’Ávila
Médica Psiquiatra

Com a chegada do horário de verão os relógios são adiantados em 1 hora. Automaticamente aula, trabalho e demais compromissos passam a ter início mais cedo, o que obriga as pessoas a acordar antes do habitual.

Algumas pessoas gostam da mudança e referem aproveitar mais o dia, que parece ficar “mais longo”, já que o pôr-do-sol também passa a acontecer após o horário normal.

Mas para algumas pessoas o impacto é muito negativo. Elas passam a apresentar insônia à noite e sonolência diurna. Com a redução de sono há ainda outros efeitos como: irritabilidade, cansaço, aumento ou redução do apetite, diminuição de libido (desejo sexual), comprometimento em atenção, concentração e memória. 

Você sabe porque isso acontece?

A Melatonina é um hormônio que tem a função de regular o sono. É produzida a partir do momento em que estruturas fotossensíveis localizadas na retina identificam a ausência de luz. Precisamos do escuro para liberar melatonina e sentir relaxamento e sono. A luz bloqueia a liberação de melatonina!

Nosso corpo é capaz de “modular” a liberação de melatonina ao longo do dia quando estamos em contato com a luz do sol. Não é necessário “tomar sol”, a mera percepção através de uma janela já basta para que nosso cérebro perceba se é início da manhã, meio-dia ou final de tarde.

Durante o horário de verão a melatonina começa a ser liberada mais tarde. Isso atrasa a sensação de sono. Muitas pessoas não conseguem dormir mais cedo por essa razão.

A insônia aumenta a produção de cortisol e adrenalina. A adrenalina aumenta a frequência de batimentos cardíacos e a pressão arterial. O cortisol causa aumento de peso, glicemia e colesterol, além de afastar o sono!

Como as pessoas muito sensíveis à mudança de horário podem minimizar os danos?

1- Evite situações estimulantes do final da tarde até a noite. Quanto mais estímulo, maior a dificuldade do organismo em entender que é hora de dormir!

2- Mantenha seu quarto no silêncio e com temperatura agradável.

3- Evite café ou chá preto, que são estimulantes.

4- Evite exercícios físicos extenuantes.

5- Não coma demais no jantar.

6- Não durma com fome.

7- Livros ou filmes muito estimulantes nas horas que antecedem o sono não são recomendados.

8- Para as pessoas que apresentam maior dificuldade na adaptação ao novo horário, vale começar a deitar 10 minutos mais cedo a cada dia, acordando também 10 minutos antes. Isso faz com que a acomodação do organismo seja mais gradual.

Lembre-se: os efeitos do horário de verão em nosso corpo são semelhantes aos de uma viagem para lugar com diferente fuso horário. O organismo tende a sincronizar seus ritmos ao novo horário.