Terapia Familiar
Magali Silvana Ortolan
A Terapia Familiar é um espaço no qual a família se reúne para compreensão da dinâmica familiar e conhecimento dos pensamentos e sentimentos de cada membro acerca do problema instituído. O ambiente deve ser acolhedor, respeitoso, protegido e neutro para que cada membro da família tenha garantida sua expressão. Procura-se entender as dificuldades vividas pela família a fim de buscar caminhos que auxiliem na convivência com o problema.
O objetivo é que haja melhora na comunicação e expressão de sentimentos entre os familiares de forma que possam se ajudar mutuamente e a família se torne um porto seguro onde se recebe ajuda e apoio.
A Terapia Familiar não impede que os conflitos surjam, porém, ao passo que os membros aprendem a se conhecer melhor, conseguem resolvê-los de forma mais adequada tornando a convivência entre si mais prazerosa e harmoniosa.
Em geral há dois transtornos que provocam alterações de monta na dinâmica familiar. Um deles é o transtorno alimentar e o outro é a dependência química. Em ambos os casos, os membros da família se envolvem de forma intensa nos problemas, o que causa uma intensa desorganização interna no grupo. No caso da dependência química, as famílias tendem a se desestruturarem ainda mais.
Este espaço terapêutico no qual há uma pessoa neutra para ajudar a família é fundamental para que entendam e trabalhem as dificuldades buscando soluções, que muitas vezes não são fáceis.
O propósito da Terapia Familiar é auxiliar os membros da família a se reestruturarem individualmente e entre si de forma a não confundirem-se com o problema; mais conscientes de si e da relação estabelecida com seus pares, a solução torna-se mais acessível.
Estamos à disposição para ajudá-los nesta caminhada.