Uso de Álcool e Drogas na Adolescência

Artigo-Blog

Artigo-BlogPor Débora Christina Ribas D’Ávila

O tema em questão – uso de álcool e drogas na adolescência – nos preocupa muito. E por quê? Porque o cérebro do adolescente está em processo de maturação e o indivíduo ainda está formando conceitos de identidade e personalidade.

A percepção de quem somos é desenvolvida a partir da experimentação de situações, eventos e respostas que recebemos. A partir do momento em que o adolescente faz uso de álcool e drogas, estas experiências são “anestesiadas”.

É como se não houvesse diferença entre situações: é como se a música sertaneja fosse o mesmo que rock e pagode, como se não houvesse diferença entre sorvete de chocolate e limão… A única coisa que, de fato, se torna prazerosa é o uso da substância.

O impacto na vida da pessoa que passa a fazer uso de substâncias na adolescência é muito maior que na vida de quem inicia na vida adulta, pois o adulto já tem este conteúdo e conjunto de dados com relação a ele formado. O adulto sofre prejuízos na vida profissional e familiar, mas ele sabe quem é e o que é bom para ele – coisas que a criança e o adolescente estão aprendendo.

Durante a infância e a adolescência o cérebro está em desenvolvimento, sofrendo neuroadaptações. O álcool e as drogas mudam o funcionamento cerebral – motivo pelo qual nós, especialistas em dependência química, temos uma preocupação muito maior quando o uso de substância ocorre esse período da vida.

Caso você tenha um familiar ou amigo que esteja fazendo uso de alguma substância, recomendamos que converse e oriente pela busca de tratamento para interrupção do uso o mais rápido possível.